4 de septiembre de 2017

Mobile Learning em aulas de campo: um estudo de caso em Geologia

Mobile Learning em aulas de campo: um estudo de caso em Geologia

Edgar Marçal, Rossana Maria de Castro Andrade, Windson Viana

Resumen


As aulas de campo favorecem a aprendizagem por meio da melhoria das habilidades de observação, da descoberta e comunicação entre os alunos, do aumento na compreensão do conteúdo e da ampliação das possibilidades de aprendizado através de experiências reais. Entretanto, durante as aulas de campo, alunos e professores se deparam com obstáculos que podem comprometer os resultados dessas práticas educativas, como conteúdos insuficientes ou dispersão dos estudantes. Nesse sentido, as tecnologias móveis (como smartphonestablets e redes sem fio) são utilizadas para contornar dificuldades existentes e ampliar os benefícios das aulas de campo. Este artigo descreve um estudo de caso realizado em uma aula de campo de um curso de graduação em Geologia, na qual os alunos utilizaram as tecnologias móveis para auxiliar a aprendizagem sobre mapeamento geológico. Após o uso em situações reais, os dezessete alunos responderam um instrumento estruturado de avaliação. As respostas dos alunos ao questionário foram favoráveis e mostram a aprovação das tecnologias móveis em campo. Obteve-se o escore SUS (usabilidade) de 83,4 para a aplicação móvel testada e 88% dos estudantes afirmaram que a solução possibilitou a execução das tarefas de aprendizagem em campo de forma mais eficiente. Somando-se a isso, a avaliação positiva do professor participante do estudo e a constatação do uso efetivo da aplicação móvel por todos os estudantes indicam que as tecnologias móveis têm potencial para se tornarem importantes ferramentas de apoio às aulas de campo de Geologia.

Palabras clave


Mobile learning, aulas de campo, contexto de aprendizagem e geologia

Referencias


Bangor, A., Kortum, P., e Miller, J. (2009). Determining what individual SUS scores mean: Adding an adjective rating scale. Journal of usability studies, 4(3), 114-123.
Behrendt, M., e Franklin, T. (2014). A Review of Research on School Field Trips and Their Value in Education. International Journal of Environmental and Science Education, 9(3), 235-245.
Bonett, D. G., e Wright, T. A. (2015). Cronbach's alpha reliability: Interval estimation, hypothesis testing, and sample size planning. Journal of Organizational Behavior, 36(1), 3-15.
Brooke, J. (1996). SUS-A quick and dirty usability scale. Usability evaluation in industry, 189(194), 4-7.
Chen, C. H., Liu, G. Z., e Hwang, G. J. (2015). Interaction between gaming and multistage guiding strategies on students' field trip mobile learning performance and motivation. British Journal of Educational Technology, 47(6), 1032-1050.
Chiang, T. H., Yang, S. J., e Hwang, G. J. (2014). Students' online interactive patterns in augmented reality-based inquiry activities. Computers & Education, 78, 97-108.
Chung, H. H., Chen, S. C., e Kuo, M. H. (2015). A study of EFL college students’ acceptance of mobile learning. Procedia-Social and Behavioral Sciences, 176, 333-339.
Duchastel, P. e Molz, M. (2005). Virtual Settings: E-Learning as creating Context. Em Figueiredo, A. D. e Afonso, A. P., (Ed). Managing Learning in Virtual Settings: The Role of Context (24-39). Hershey: Information Science Publishing.
Erstad, O., Kumpulainen, K., Mäkitalo, Å., Schrøder, K. C., Pruulmann-Vengerfeldt, P., e Jóhannsdóttir, T. (2016). Tracing Learning Experiences Within and Across Contexts. Em Erstad, O., Kumpulainen, K., Mäkitalo, Å., Schrøder, K. C., Pruulmann-Vengerfeldt, P., e Jóhannsdóttir, T. (Ed.) Learning across Contexts in the Knowledge Society (1-13). Rotterdam: SensePublishers.
Figueiredo, A. D., e Afonso, A. P. (2006). Context and learning: A philosophical framework. Em Figueiredo, A. D. e Afonso, A. P., (Ed). Managing Learning in Virtual Settings: The Role of Context (24-39). Hershey: Information Science Publishing.
Hwang, G. J., e Chang, S. C. (2015). Effects of a peer competition‐based mobile learning approach on students' affective domain exhibition in social studies courses. British Journal of Educational Technology, 47(6), 1217-1231.
Kirtiloglu, O. S., Orhan, O., e Ekercin, S. (2016). A map mash-up application: investigation the temporal effects of climate change on salt lake basin. ISPRS-International Archives of the Photogrammetry, Remote Sensing and Spatial Information Sciences, 221-226.
Lo, W. T., e Quintana, C. (2013). Students' use of mobile technology to collect data in guided inquiry on field trips. Proceedings of the 12th International Conference on Interaction Design and Children (pp. 297-300). Association for Computing Machinery (ACM).
Marçal, E., Andrade, R., e Rios, R. (2005). Aprendizagem utilizando dispositivos móveis com sistemas de realidade virtual. Revista Novas Tecnologias na Educação, 3(1), 1-11.
Marçal, E., Andrade, R., e Viana, W. (2015). Aulas de Campo Ubíquas. Anais do 26º Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (pp. 150-160). Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Marçal, E. (2016). UFC-Inventor: um ambiente para modelagem e geração de aplicações para aulas de campo ubíquas. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Mestrado e Doutorado em Computação da Universidade Federal do Ceará - Brasil, como requisito parcial à obtenção do grau de Doutor em Ciência da Computação.
Meek, S., Fitzgerald, E., Sharples, M., e Priestnall, G. (2013). Learning on field trips with mobile technology. Em Kinuthia, W. e Marshall, S. (Ed.). On the Move: Mobile Learning for Development (1-15). Charlotte: Information Age Publishing.
Morentin, M., e Guisasola, J. (2015). The role of Science Museum field trips in the Primary Teacher preparation. International Journal of Science and Mathematics Education, 13(5), 965-990.
Nabors, M. L. (2009). Making the case for field trips: What research tells us and what site coordinators have to say. Education, 129(4), 661.
Peng, H., Su, Y. J., Chou, C., e Tsai, C. C. (2009). Ubiquitous knowledge construction: Mobile learning re‐defined and a conceptual framework. Innovations in Education and Teaching International, 46(2), 171-183.
Pyke, K. L. (2015). Effects of field trips on alternative students' knowledge skills, attitudes, and relationships. Thesis submitted in partial fulfillment of the requirements for the degree of Master of Arts in Royal Roads University.
Santos, M. E. C., Taketomi, T., Yamamoto, G., Rodrigo, M. M. T., Sandor, C., e Kato, H. (2016). Augmented reality as multimedia: the case for situated vocabulary learning. Research and Practice in Technology Enhanced Learning, 11(4), 1-23.
Sauro, J. (2011). A practical guide to the system usability scale: Background, benchmarks & best practices. Denver: Measuring Usability LLC.
Sauro, J., e Lewis, J. R. (2012). Quantifying the user experience: Practical statistics for user research. Walthan: Elsevier.
Valente, J. A., e de Almeida, M. E. B. (2014). Narrativas digitais e o estudo de contextos de aprendizagem. Revista EmRede, 1(1), 32-50.
Vázquez-Cano, E. (2014). Mobile distance learning with smartphones and apps in higher education. Educational Sciences: Theory and Practice, 14(4), 1505-1520.
Weng, Y. H., Sun, F. S., e Grigsby, J. D. (2012). GeoTools: An android phone application in geology. Computers & Geosciences, 44, 24-30.
Yin, R. K. (2015). Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman editora.
Yue, P., Jiang, L., e Hu, L. (2014). Google fusion tables for managing soil moisture sensor observations. IEEE Journal of Selected Topics in Applied Earth Observations and Remote Sensing, 7(11), 4414-4421.
Zbick, J., Nake, I., Milrad, M., e Jansen, M. (2015). A web-based framework to design and deploy mobile learning activities: Evaluating its usability, learnability and acceptance. Proceedings of the 15th International Conference on Advanced Learning Technologies (pp. 88-92). Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE).


DOI: http://dx.doi.org/10.5944/ried.20.2.17711