24 de febrero de 2017

Elearning, educação online e educação aberta: contributos para uma reflexão teórica

Elearning, educação online e educação aberta: contributos para uma reflexão teórica


Luisa Aires


Resumen


O presente artigo resulta das reflexões desenvolvidas no âmbito do Observatório da Qualidade do Ensino a Distância e e-Learning sediado na Universidade Aberta e, ainda, da participação na docência do curso “MOOCs: Fundamentos e Práticas”. Trata-se de um artigo de natureza eminentemente teórica que pretende ser um contributo para a delimitação do universo concetual da Educação Online. Neste texto, são explorados os conceitos de e-Learning, Educação Online e Educação Aberta Virtual. Em primeiro lugar, aborda-se a diversidade de conceções sobre o e-Learning para, depois, se propor uma definição do conceito. Em segundo lugar, enquadra-se a Educação Online no espetro da Educação a Distância. E, em terceiro lugar, são propostos alguns referenciais para a caracterização do conceito de Educação Aberta na sociedade digital e dos seus movimentos atuais mais relevantes: os Recursos Educativos Abertos (OER) e os Massive Open Online Courses (MOOC). Em relação aos OER salienta-se que a matriz desse movimento ultrapassa o mero acesso a conteúdos e recursos e associa-se a uma nova filosofia educativa, a novos valores baseados na abertura, na ética da participação e na colaboração (Peters, 2008). No âmbito da reflexão sobre os MOOC, dá-se destaque à ecologia de aprendizagem específica desses cursos e sublinha-se a necessidade de reconceptualizar conceitos tradicionais, como o de inscrição, participação, frequência, aproveitamento do estudante, na senda da investigação desenvolvida por DeBoer, Ho, Stump & Breslow (2014). Finalmente, reitera-se a dispersão de conceções sobre e-Learning, Educação Online e Educação Aberta e propõe-se que a investigação em Educação a Distância seja um referencial central para a redução da entropia atualmente existente nas Instituições de Ensino Superior Presencial, relativamente à apropriação de conceitos-chave da Educação a Distância Online.



Palabras clave

eLearning, Educação Online, Educação Aberta, Educação a Distância Online, OER, MOOCs


Texto completo: PDF (PORTUGUÊS (PORTUGAL))

Referencias


Allen, E.; Seaman, J. (2014). Grade Change. Tracking Online Education in the United States. Babson Survey Research Group and Quahog Research Group, LLC. Recuperado de: http://www.onlinelearningsurvey.com/reports/gradechange.pdf

Ally, M. (2008). Foundations of Educational Theory for Online Learning. In T. Anderson (Ed.), Theory and practice of online learning (15–44). Edmonton, AB: Athabasca University Press (2ª ed.)

Anderson, T.; Dron, J. (2011). Three Generations of Distance Education Pedagogy. The International Review of Research in Open and Distributed Learning, Vol 12, Nº 3 (2011). Recuperado de: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/890/1663

Atkins, D.E., Brown, J.S. and Hammond, A.L. (2007). A Review of the Open Educational Resources (OER) Movement: Achievements, Challenges, and New Opportunities. Report to the William and Flora Hewlett Foundation. Recuperado de: http://www.hewlett.org/uploads/files/ReviewoftheOERMovement.pdf

Bates, T. (2011). OERs: The Good, the Bad and the Ugly. Recuperado de: http://www.tonybates.ca/2011/02/06/oers-the-good-the-bad-and-the-ugly

Benson, A. (2002). Using online learning to meet workforce demand: A case study of stakeholder influence. Quarterly Review of Distance Education, 3(4), 443−452.

Benson, L., Elliot, D., Grant, M., Holschuh, D., Kim, B., Kim, H., et al. (2002). Usability and instructional design heuristics for e-Learning evaluation. World Conference on Educational Multimedia, Hypermedia and Telecommunications, Vol. 2002, No. 1 (2002), 1615–1621.

Breslow, L; Pritchard, D.; DeBoer, J.; Stump, G.; Ho, A.; Seaton, D. (2013). Studying Learning in the Worldwide Classroom: Research into edX’s First MOOC. Research & Practice in Assessment. Special Issue: MOOCs and Technology. RPA, vol.8, summer 2013, 13-25.

Conrad, D. (2002). Deep in the hearts of learners: Insights into the nature of online community. Journal of Distance Education, 17(1), 1−19.

Conrad, D. (2006). E-Learning and social change: An apparent contradiction. In In. M. Beaudoin (Ed.), Perspectives on higher education in the digital age (21−33). New York: Nova Science Publishers.

DeBoer, J.; Ho, A.; Stump, G.; Breslow, L. (2014). Changing ‘Course': Reconceptualizing Educational Variables for Massive Open Online Courses. Educational Researcher, vol. XX, 1-11. DOI: 10.3102/0013189X14523038.

DeBoer, J.; Seaton, D.; Stump, G.; Breslow, L. (2013).; Diversity in MOOC Students’ Backgrounds and Behaviors in Relationship to Performance in 6.002x. Recuperado de: https://tll.mit.edu/sites/default/files/library/LINC%20%2713.pdf

Deimann, M.; Farrow, R. (2013). Rethinking OER and their Use : Open Education as Bildung. International Review of Research in Open and Distributed Learning, vol. 14, nº3, July, 344-360. Recuperado de: http://www.irrodl.org/index.php/irrodl/article/view/1370/2542

Downes, S. (2013). The Resurgence of Community in Online Learning. Recuperado de: http://halfanhour.blogspot.co.uk/2013/05/mooc-resurgence-of-community-in-online.html

Garcia Aretio, L. (2015). MOOC: ¿tsunami, revolución o moda pasajera? Revista Iberoamericana de Educación a Distância, vol. 18, Nº1. Recuperado de: http://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/13812/12492

Garrison, D.R.; Anderson, T. (2003). E-learning in the 21st century: a framework for research and practice. NY: Routledge Falmer.

Gil-Jaurena, I (2013). Openness in higher education. Open Praxis, vol. 5 issue 1, January–March 2013, 3–5.

Hiltz, S. R.;Turoff, M. (2005). Education goes digital: The evolution of online learning and the revolution in higher education. Communications of the ACM, 48(10), 59−64, doi:10.1145/1089107.1089139

Lowenthal, P., Wilson, B. G., & Parrish, P. (2009). Context matters: A description and typology of the online learning landscape. Presented at the 2009 AECT International Convention, Louisville, KY.

McGreal, R.; Kinuthia, W.; Stewart Marshall, S. (eds.) (2013). Open Educational Resources: Innovation, Research and Practice. Vancouver: Commonwealth of Learning and Athabasca University.

Moore, J.; Dickson-Deane, C.; Galyen, K. (2011). e-Learning, online learning, and distance learning environments: Are they the same? Internet and Higher Education 14 (2011), 129–135.

Oblinger, D.; Oblinger, J. (2006). Educationg the Net Generation. EDUCAUSE. Recuperado de: http://www.educause.edu/educatingthenetgen

Peter, S.; Deimann, M. (2013). On the role of openness in education: A historical reconstruction. Open Praxis, vol. 5 issue 1, January–March 2013, 7–14.

Peters, M. (2009. The History and Emergent Paradigm of Open Education. In M. Peters & R. Britez (eds). (2008), Open Education and Education for Openness (3-16). Rotterdam: Sense Publishers.

Rao, S. (2011). Global e-Learning: A Phenomenological Study. Tese de doutoramento em Filosofia, Colorado State University.

Sangrà, A.; Vlachopoulos, D., Cabrera, N., Bravo, S. (2011). Hacia una definición inclusiva del e-learning. Barcelona-UOC: eLearn Center.

Sangrà, A.; Vlachopoulos, D.; Cabrera, N. (2012). Building an Inclusive Definition of E-Learning: An Approach to the Conceptual Framework. International Review of Open and Distance Learning, Vol 13 | Nº 2 Research Articles, April.

Shank, P., & Sitze, A. (2004). Making sense of online learning: A guide for beginners and the truly skeptical. San Francisco, CA: Pfeiffer.

Taylor, J. C. (2001). Fifth generation distance education. e-Journal of Instructional Science and Technology (e-JIST), 4(1), 1-14.

UNESCO. What are Open Educational Resources (OERs)? Recuperado de: http://www.unesco.org/new/en/communication-and-information/access-to-knowledge/open-educational-resources/what-are-open-educational-resources-oers/

Wiley, D. (2010). OER 101: Theory and Practice. Recuperado de: http://opencontent.org/blog/archives/1725

Zawacki-Richter, O.; Anderson, T. (eds.) (2014). Online Distance Education. Towards a research agenda. Athabasca University: AU Press.