22 de abril de 2016

Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida da web based learning environment inventory

Validade e fidelidade da versão portuguesa reduzida da web based learning environment inventory


Angelo Jesus, María Joao Gomes, Agostinho Cunha, Agostinho Cruz


Resumen


A utilização de instrumentos padronizados de avaliação, traz consigo uma dimensão de fidelidade e validade estatística que permitem um outro olhar sobre diversos aspectos relacionados com a avaliação de ambientes de aprendizagem, complementando e enriquecendo as abordagens de carácter mais qualitativo. Nesse sentido, têm sido desenvolvidos e validados em vários países, inquéritos por questionário, com o objectivo de recolher informações para avaliação dos ambientes virtuais de aprendizagem. Em pesquisas anteriores foi já debatida a inexistência de um instrumento desta natureza, validado na língua portuguesa. Este estudo pretende colmatar esta lacuna, sendo apresentado em detalhe o processo de tradução,adaptação e validação da versão reduzida do Web Based Learning Environment Inventory.



Palabras clave

Computadores na educação; educação a distância; ambientes virtuais de aprendizagem; web based learning environment inventory.

Texto completo:


PDF (PORTUGUÊS (PORTUGAL))

Referencias


Almeida, F.; Almeida, M. E. (2003). Educação a distância em meio digital: novos espaços e outros tempos de aprender, ensinar e avaliar. Presented at the Virtual Educa, Miami. [en línea] Disponible en: http://www.educoas.org/webs/ virtualeduca/2003/es/actas/2/2_01. pdf [consulta 2013, 08 de septiembre].


Almeida, L.; Freire, T. (2008). Metodologia da Investigação em Psicologia e Educa- ção (5a ed.). Psiquilibrios. Ammenwerth, E.; Gräber, S.; Herrmann, G.; Bürkle, T.; König, J. (2003). Evaluation of health information systems-problems and challenges. International journal of medical informatics, 71 (2-3), (125-135).


Carrol, J. (1963). A model of school learning. Teachers College Record, 64, (723-733). Chang, V.; Fisher, D. (1999). Students’ perceptions of the efficacy of Web-based learning environment: the emergence of a new learning instrument. HERDSA Annual International Conference. Melbourne, Australia.


Chang, V.; Fisher, D. (2001). The validation and application of a new learning environment instrument to evaluate online learning in higher education. In: Jefrey, P. (Ed.). Presented at the Australian Association for Research in Education Conference, Fremantle, Western Australia: Australian Association for Research in Education.


Clayton, J. (2004). Investigating online learning environments. In: Atkinson, R.; McBeath, C.; Jonas Dwyer, D. e Phillips, R. (Eds.). Beyond the Comfort Zone: Proceedings of the 21st ASCILITE (197– 200). Perth, Australia: ASCILITE. [en línea] Disponible en: http://www.ascilite.org.au/conferences/perth04/procs/ clayton.html [consulta 2013, 08 de septiembre].


Dyson, M.; Campello, B. (2003). Evaluating Virtual Learning Environments: what are we measuring. Electronic Journal of e-Learning, 1 (1), (11-20).


Filho, S.; Machado, E. (2002). Aspectos Metodológicos da Avaliação Pedagógica de Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Presented at the IX Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED.


Fortin, M. F. (2009). Fundamentos e Etapas do Processo de Investigação. Lusodidacta. Gomes, M. J. (2005). E-learning : reflexões em torno do conceito. In: Freitas, C. V. e Dias, P. (Eds.), Actas do Congresso Internacional sobre Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Presented at the Challenges 2005. [en lí- nea] Disponible en: http://repositorium. sdum.uminho.pt/handle/1822/2896 [consulta 2013, 08 de septiembre].


Gomes, M. J. (2008). Reflexões sobre a adopção institucional do e-learning : novos desafios, novas oportunidades. e-Curriculum, 3 (2).


Haguenauer, C.; Lopez, F.; Martins, F.; Grandão, M.; Filho, F. (2003). Comparative Study of Learning Management Systems. Colabor@ - Revista Digital da CVA, 2 (5).


Hair; Black; Anderson; Tatham. (2007). Analise Multivariada de Dados. Porto Alegre, Brasil: Bookman.


Hill, M.; Hill, A. (2008). Investigação por questionário. Lisboa, Portugal: Silabo.


Hutcheson, G. D.; Sofroniou, N. (1999). The Multivariate Social Scientist: Introductory Statistics Using Generalized Linear Models. SAGE.


Jesus, A.; Cruz, A.; Gomes, M. J. (2011). Online Learning Environment Surveys for Higher Education. Comparative Analysis and Future Research. In VII International Conference of ICT in EducationPerspectives on Innovation. Presented at the Challenges 2011, Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho.


Laguardia, J.; Portela, M. C.; Vasconcellos, M. M. (2007). Evaluation in virtual learning environments. Educação e Pesquisa, 33 (3), 513–530. doi:10.1590/S1517- 97022007000300009


Lopes, A.; Gomes, M. J. (2007). Ambientes virtuais de aprendizagem no contexto do ensino presencial: uma abordagem reflexiva. Actas da V Conferência Internacional de Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação (814–824).


Presented at the Challenges 2007, Braga: Centro de Competência da Universidade do Minho.


Pestana, M. H.; Gageiro, J. N. (2003). Aná- lise de dados para ciências sociais: a complementariedade do SPSS. Sílabo.


Peterson, R. A. (2000). A Meta-Analysis of Variance Accounted for and Factor Loadings in Exploratory Factor Analysis. Marketing Letters, 11 (3), (261–275). doi:10.1023/A:1008191211004


Ramos, F.; Holmes, B.; Leahy, D.; Dolan, D.; Huet, I.; Gardner, J.; Gardner, J. B. (2009). Perspectivas e práticas em eLearning no Ensino Superior e no Ensino ao longo da vida em Portugal, na Irlanda e no Reino Unido. Aprendizagem em Ambientes Virtuais (19-52). Porto Alegre, Brasil: Mediação.


Reeves, T. C.; Reeves, P. (1997). Effective Dimensions of Interactive Learning on the World Wide Web. In: Khan, B. (Ed.), Web-based Instruction (59-66). Englewood Cliffs, N.J: Educational Technologies Publications. [en línea] Disponible en: http://citeseerx.ist.psu.edu/ viewdoc/summary?doi=10.1.1.136.5351 [consulta 2013, 08 de septiembre].


Ribeiro, J. L. (1999). Investigação e avaliação em psicologia e saúde. Lisboa, Portugal: Climepsi Editora.


Sani, A. (2004). As crenças, o discurso e a acção : as construções de crianças expostas à violência interparental (Doutoramento). Universidade do Minho, Braga. [en línea] Disponible en: http:// repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/6958 [consulta 2013, 08 de septiembre].


Siragusa, L.; Dixon, K.; Dixon, R. (2007). Designing quality e-learning environments in higher education. In Proceedings ASCILITE. Presented at the ICT: Providing choices for learners and learning. P, Singapore. [en línea] Disponible en: http:// www.ascilite.org.au/conferences/singapore07/procs/siragusa.pdf [consulta 2013, 08 de septiembre].


Streiner, D. L. (1994). Figuring out factors: the use and misuse of factor analysis. Canadian journal of psychiatry. Revue canadienne de psychiatrie, 39 (3), (135- 140).


Taylor, P.; Maor, D. (2000). Assessing the efficacy of online teaching with the Constructivist online learning environment survey. Presented at the 9th Annual Teaching Learning Forum, Perth, Australia. [en línea] Disponible en: http://researchrepository.murdoch. edu.au/8750/ [consulta 2013, 08 de septiembre].


Tobin, K. (1998). Qualitative and quantitative landscapes of classroom learning environments. Learning Environments Research, 1, (139-162).


Tobin, K.; Fraser, B. (1998). Qualitative and quantitative landscapes of classroom learning environments. In Tobin, K. G.; Fraser, B. J. (Eds.), The International Handbook of Science Education. Dordrecht, The Netherlands: Kluwer.


Valcke, M.; Leeuw, F. (2000). Evaluating digital distance learning programs and activities: studies, practices, and recommendations. [en línea] Disponible en: http://agris.fao.org/agrissearch/search/display.do?f=2012/US/ US2012417000170.xml;US2012417007 [consulta 2013, 08 de septiembre].


Valentini, C.; Soares, E. (2010). Fluxos de interação: uma experiência com ambiente de aprendizagem na Web. In Aprendizagem, Ambientes Virtuais, Compartilhando Ideias e Construindo Cenários. (2a ed.). Caxias do Sul. [en línea] Disponible en: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/aprendizagem-ambientes-virtuais/article/viewFile/393/323 [consulta 2013, 08 de septiembre].


Vavassori, F.; Raabe (2003). Organização de atividades de aprendizagem utilizando ambientes virtuais: um estudo de caso. In: Silva, M. (Ed.), Educação Online Teorias, Práticas, Legislação e Formação Corporativa. São Paulo: Loyola. [en línea] Disponible en: http://www. saladeaulainterativa.pro.br/livro_educonline_apresentacao.htm [consulta 2013, 08 de septiembre].



DOI: http://dx.doi.org/10.5944/ried.17.1.11579