25 de noviembre de 2015

O tutor do curso de licenciatura em química da UFMG: reflexões a partir de sua percepção

O tutor do curso de licenciatura em química da UFMG: reflexões a partir de sua percepção

Ione María Ferreira de Oliveira, Ana Luiza de Cuadros, Simone de Fátima Barbosa Tófani, Amary César Ferreira, Larissa Germana Oliveira Couto


Resumen



No projeto de expansão e interiorização da educação superior, por meio do Ensino a Distância, está presente um ator pedagógico diretamente envolvido na formação dos estudantes: o tutor. Apesar de existirem inúmeras experiências de ensino envolvendo tutores, julgamos que o seu papel ainda não está bem definido. Diante desse contexto, desenvolvemos este estudo com o objetivo de entender o papel desse profissional no ensino de graduação a distância. Para isso, investigamos as experiências vividas pelos tutores no curso de Licenciatura em Química, modalidade a distância, sob o ponto de vista dos próprios tutores. Percebemos que as dificuldades vivenciadas são mais subjetivas e formativas do que técnicas. Para lidar com a diversidade de estudantes de EaD os tutores manifestam, entre outras necessidades, a de apoio didático e até mesmo de orientações advindas da psicologia.

Palabras clave



Ensino a distância; tutoria; formação de professores.

Texto completo:

PDF


DOI: 

http://dx.doi.org/10.5944/ried.16.1.2064