15 de noviembre de 2014

DOCENCIA UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE DOCENTES E ESTUDANTES EM CURSOS NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL (RIED, Vol. 16, núm. 2, 2013)

DOCENCIA UNIVERSITÁRIA: UM ESTUDO SOBRE A INTERAÇÃO ENTRE DOCENTES E ESTUDANTES EM CURSOS NA MODALIDADE SEMIPRESENCIAL
Walteno Martins Parreira Júnior, Silvana Malusá Baraúna, Guilherme Saramago de Oliveira

Resumen

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa sobre docência universitária a distância, em cursos de formação de professores que adotam a modalidade semipresencial. O objetivo foi o de compreender como ocorre o olhar do professor universitário sobre sua prática pedagógica, específicamente sobre a interação entre professor e aluno neste cotidiano. Utilizou-se como instrumento de pesquisa um questionário, construído nas abordagens quantitativa e qualitativa, composto por três partes: identificação/qualificação docente, conteúdo programático e questões abertas. Os docentes atuam em dois cursos de uma Instituição do Ensino Superior do Triângulo Mineiro, Minas Gerais. Os resultados constataram que estes profissionais fazem uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC – no processo de ensino-aprendizagem, para interação, organização, desenvolvimento de conteúdos programáticos e atividades de avaliação.

Palabras clave
docência universitária a distância, prática didático-pedagógica, ensino semipresencial.

Texto completo:

DOI